Acordeões do Mundo



Concertos 2004

Kepa Junkera (Espanha)
5 Novembro
Teatro-Cine

É de todos os acordeonistas participantes nesta edição, o nome mais sonante.

Concebendo canções, ritmos e melodias que congregam diferentes culturas, raças, pessoas e países, graças à sua sensibilidade, força e ilusão, Kepa Junkera é um dos acordeonistas de "topo" no panorama musical mundial, tendo-lhe sido atribuído o "Grammy" para melhor álbum de música "folk".

 


Danças Ocultas (Portugal)
09 Novembro
Instituto da Vinha e do Vinho

Artur Fernandes conjuntamente com Filipe Cal, Filipe Ricardo e Francisco Miguel, têm desenvolvido, desde 1989, uma música instrumental interpretada somente por quatro concertinas. De início, o grupo apostava na reconversão de reportório erudito mas aos poucos começou a criar o seu próprio reportório. O Disco «Danças Ocultas» é o primeiro resultado desse trabalho, que se consubstancia em 11 temas originais tocados pela melancolia, mas incluindo práticas originais como seja a utilização do sopro das concertinas para criar peças de grande fôlego rítmico...

 

Gonçalo Pescada (Portugal)

11 Novembro
Teatro-Cine

Gonçalo Pescada, músico oriundo do Algarve, trabalhou ao longo do seu percurso musical com nomes consagrados na área do acordeão como os professores Peter Soave, V. Semyonov, Friedrich Lips e Vladimir Zubitsky, tendo participado em vários concursos nacionais e internacionais.

 

 

Duo Paris-Moscovo (França + Rússia)
11 Novembro
Teatro-Cine

 

                Água do Vimeiro