Acordeões do Mundo



Concertos 2007

René Sopa (França)
27 Outubro
Teatro-Cine

René Sopa iniciou o estudo de Acordeão com apenas 9 anos de idade, com Lucien Galliano. Paralelamente a este instrumento, estudou percussão clássica no Conservatório e, após participar em vários concursos de grande prestígio, tornou-se profissional com 18 anos.

No início dos anos 90 decidiu dedicar-se à sua própria música e ligar-se ao Jazz.
Este artista trabalha tão bem um repertório popular e tradicional quanto um repertório de música clássica...


Jean Louis Matinier Trio (França)
28 Outubro
Teatro-Cine

O acordeonista parisiense Jean Louis Matinier é um artista aventureiro e ousado.
Matinier teve formação em música clássica tendo-se ligado, numa fase posterior, ao Jazz e a outros estilos de improviso, ultrapassando as fronteiras entre as tradições étnicas e as inovações audazes...

 

 

Riccardo Tesi & Banditaliana (Itália)
3 Novembro
Teatro-Cine

Riccardo Tesi com a sua concertina é, certamente, uma das maiores estrelas da cena folk de Itália. Durante muitos anos Tesi trabalhou como solista ou ao lado do compositor e tocador de Bandolim Patrick Vaillant. Desde então adquiriu um enorme reconhecimento como músico e compositor, pela forma profunda com que aborda a sua música e trabalha os arranjos, à volta de uma grande criatividade e inovação.
Apresenta-se neste Festival com a Banditaliana, de que foi fundador e líder desde 1992, grupo musical que possui um projecto de redescoberta musical.

 


Tomás San Miguel e Txalaparta (Espanha)
6 Novembro
Teatro-Cine

Pianista, compositor, acordeonista com vasta experiência, sempre em busca de novos horizontes sonoros.
"... Tomás San Miguel é um artesão. Com paciência de arqueólogo procurou a sua própria linguagem até encontrar algo único"

 

 

Tango Crash (Argentina)
9 Novembro 07
Teatro-Cine

"Tango Crash" é um projecto de dois músicos argentinos, Daniel Almada e Martin Iannaccone. Este é um projecto em que a melancolia do Tango, a calma do Jazz e os efeitos calculados da música electrónica se conjugam numa sonoridade totalmente original.