Acordeões do Mundo



Concertos

Elias Lammam (Líbano)

Até 28 de outubro 2016 | 21h30
Teatro-Cine de Torres Vedras

Elias Lammam é unanimemente considerado o melhor acordeonista microtonal da sua geração e um dos maiores acordeonistas do mundo.
Compositor, maestro, arranjador e vocalista, originário de Beirute, colaborou com artistas tão notáveis como Rageb Alame, George Easouf, Ghassan Saliba, Joseph Noumnoum.

Lammam é também um respeitado professor de teoria e prática de música clássica e contemporânea árabe na Universidade de Berkeley e noutras escolas de renome internacional.

No Festival "Acordeões do Mundo", Elias Lamman far-se-á acompanhar pelo seu Ensemble e promete mostrar o motivo do seu elevado estatuto junto da comunidade musical do acordeão. Um espectáculo intenso, vibrante e virtuoso, com um dos nomes maiores do acordeão mundial.

Elias Lammam Ensemble:
Elias Ensemble
Sarah Micheal
Niko
Khader

Youssra El Hawary e banda (Egipto)

Até 29 de outubro 2016 | 21h30
Teatro-Cine de Torres Vedras

Youssra El Hawary é uma acordeonista, cantora, compositora e atriz egípcia com uma presença muito expressiva em palco e um estilo musical único, que depressa lhe granjeou uma grande atenção e respeito por parte do público.

Uma das vozes femininas mais francas do Egipto, mordaz na sua consciência política e na abordagem interventiva das suas canções, especialmente depois do grande sucesso da música “El Soor” (“O Muro”), Youssra tem vindo a afirmar-se uma das artistas mais influentes do seu país.

Em Torres Vedras, Youssra El Hawary será acompanhada pela sua banda num concerto imperdível!

Youssra El Hawary Ensemble:
Youssra El Hawary
Yamen El Gamal
Sedky Sakhr
Dina Magdy
Mohamed Mansour
Mohamed Raafat
Ayman Massoud
Ahmed Selim

Fandango (Portugal)

Até 4 de novembro 2016 | 21h30
Teatro-Cine de Torres Vedras

FANDANGO nasce de uma mistura entre música eletrónica e instrumentos acústicos (acordeão e guitarra portuguesa) – o resultado da colaboração entre Gabriel Gomes (Sétima Legião e Madredeus) e Luís Varatojo (Peste & Sida e A Naifa).

As músicas do FANDANGO são uma mistura exótica de melodias portuguesas com beats de eletrónica, que tanto podem fazer a banda sonora perfeita para um pôr do sol na costa atlântica, como a animação para uma noite na pista de dança.

A diversidade de ritmos e outros elementos sonoros utilizados, capturam a essência da música portuguesa, numa colorida harmonia entre linhas de sintetizadores e batidas de caixas de ritmos, que nos transportam numa viagem musical pela paisagem e cultura do país.

Fandango
Luís Varatojo - Guitarra
Gabriel Gomes - Acordeão

Renato Borghetti Quarteto (Brasil)

Até 5 de novembro 2016 | 21h30
Teatro-Cine de Torres Vedras

10 anos depois, o gaúcho Renato Borghetti regressa ao Festival Acordeões do Mundo com o mais recente disco -“Gaita na Fábrica”- na bagagem.

Em formação de quarteto, sempre fiel a uma sonoridade de raíz folclórica, Borghetti regressa com a sua "gaita-ponto" (híbrido de concertina e acordeão de botões) e o estilo inconfundível que o caracteriza para encerrar da melhor forma mais uma edição deste Festival.

Renato Borghetti: Gaita ponto (acordeão diatónico)
Pedro Figueiredo: Sax e flauta
Vítor Peixoto: Piano
Daniel Sá: Guitarra

                Água do Vimeiro